O Mercedes-Benz W112 300SE Coupé era equipado com o conhecido motor do 300SL Gullwing com 2996cm3 o que o torna numa viatura rarissíma.
O início da década de 1960 marcou um período de mudanças radicais para as linhas de modelos da Mercedes-Benz. Com estilo do designer Paul Bracq e apresentando materiais e construção de alta qualidade por toda parte, o novo design da carroceria W11 foi altamente influente e seu estilo básico, serviu de modelo para os coupés e descapotáveis de nível premium para mais de uma década em Estugarda.
O conceito atingiu seu auge com o novo 300SE Coupe e Cabriolet, que estreou com aclamação da crítica no 32º Salão Automóvel de Genebra. em março de 1962. Como os novos modelos topo de linha, duas portas e quatro lugares da Mercedes-Benz, o 300SE elevou o nível de desempenho, estilo e exclusividade.
Designado W112 para diferenciá-los ainda mais do resto das linhas e modelos da Mercedes-Benz, o 300SE Coupe e Cabriolet apresentava acabamentos adicionais, de bom gosto, incluindo uma faixa cromada de corpo inteiro ao longo de cada vidro do carro, além dos tampos das rodas cromados. Os interiores receberam detalhes adicionais de madeira com acabamentos detalhados.
O motor (300SL Gullwing) de liga leve de 6 cilindros em linha M 189 IV com injeção de combustível da Bosch forneceu inicialmente 160 cv, aumentado para 170 cv em 1964. Variando com a relação do eixo traseiro selecionada. O desempenho do 300SE atingia velocidades máximas dignas de andar na Autobahn de 180 a 190 Km/h . Os extras de série incluíam uma caixa automática de 4 velocidades, direção hidráulica, suspensão pneumática dianteira e traseira auto nivelada e travões duplos de disco.
Custando quase 13.000 $$ Dollars novos, aproximavam-se do preço de um Bentley, o 300SE Coupe e o Cabriolet foram produzidos em muito número limitado, com extenso trabalho manual e acabamento meticuloso de 1962 a 1967, com apenas 3.127 construídos ao todo, incluindo 2.419 Coupes. Apesar da baixa produção, esses carros têm sido amplamente utilizados em filmes e programas de TV desde novos, e continuam sendo procurados por sua incrível mistura de qualidade, sofisticação, elegância discreta e dinâmica e estilo.
Apenas 710 carros da geração W112 foram construídos em 1965, incluindo este 300SE Coupé com matrícula Portuguesa que apresentamos.